Notícias

    Postado em 01 de Setembro de 2016 às 15h22

    Dicas para melhorar a atividade no local de trabalho

    10 hábitos que ampliam saúde física e mental no local de trabalho

    Sindicom Chapecó 10 hábitos que ampliam saúde física e mental no local de trabalho     Profissionais que trabalham sentados, muitas vezes se expõem a problemas, entre eles posturas inadequadas a sedentarismo. Esses maus...

        Profissionais que trabalham sentados, muitas vezes se expõem a problemas, entre eles posturas inadequadas a sedentarismo. Esses maus hábitos podem prejudicar seriamente sua saúde mental e física, não só no ambiente de trabalho, mas em qualquer outro local.
        A missão não é fácil, pois o tempo é escasso e o volume de trabalho grande. Mas, algumas ações podem ajudar estes profissionais a prevenir o cansaço e a falta de concentração, proporcionando bom humor e serenidade, além de tornar o trabalho mais produtivo e agradável com corpos e mentes dispostos.


    Confira algumas atitudes do bem no trabalho:

    1. Comece seu dia bem. Levante da cama com cuidado, de lado e apoiando as mãos na cama para não forçar a coluna. Então siga outras dicas no ambiente de trabalho em si.


    2. Alongue-se: levante-se da cadeira, mexa-se e alongue braços, pescoço e mãos para aliviar as tensões.


    3. Cuide da alimentação: se você sente muito sono ou preguiça após o almoço, o ideal é equilibrar as refeições. Isso porque a circulação se dirige mais ao aparelho digestivo, o restante do organismo fica mais lento e o excesso de comida pode aumentar este efeito.


    4. Mexa-se: opte pelas as escadas em vez do elevador. Se o seu local de trabalho for muito distante do térreo, vá de elevador até um determinado andar e siga o restante a pé. Essa atitude também ajuda na queima de calorias.


    5. Postura ereta: você deve ficar posicionado na cadeira de maneira que os ossos do quadril (os ísquios) fiquem bem rentes ao encosto da cadeira, os pés apoiados firmes no chão e, se caso seus pés não alcançarem o chão, apoie os pés em um banquinho pequeno, colaborando para a coluna lombar não ficar sobrecarregada;


    6. Mãos e punhos: a altura da mesa e da cadeira está certa quando os antebraços ficam apoiados sobre a mesa ou o teclado, sem ficarem encolhidos ou distantes.


    7. Tela do monitor é outro objeto que deve ficar na altura dos olhos, sem que seja necessário abaixar ou levantar o pescoço. Essa medida auxilia contrações e dores na cervical e maxilar. Prefira entre 40 e 70 centímetros, muito perto pode causar problemas à visão.


    8. Pausas: procure fazer pequenas pausas durante o dia. A cada 50 minutos trabalhados, experimente descansar 10. Nesse intervalo, aproveite para levantar, caminhar, beber água, esticar as pernas ou fazer alongamentos.


    9. Evite cruzar as pernas, para que não prejudique sua circulação sanguínea.


    10. Sente-se sempre sobre os ísquios (os ossinhos do bumbum) assim, ajuda a manter a coluna mais ereta.


    Empresas em ação

        Estimuladas por iniciativas como o Projeto de lei Nº 0139/2010, as empresas passaram a ofertar práticas de ginástica laboral no ambiente de trabalho. No entanto, perceberam que fomentar pequenas atitudes e beneficiar os colaboradores com diferentes abordagens na rotina profissional poderia ser um instrumento de bem estar e consequente retorno da equipe.

    Com informações - site administrador

    Veja também

    Projeto Amianto01/08/14Deputados estaduais vão votar projeto que define pelo lucro das empresas ou a vida do trabalhador    No Brasil, em 10 anos morreram 2.400 pessoas com câncer relacionado ao amianto. Em 15 anos, no estado de Santa Catarina, 47 trabalhadores morreram por doença causada por exposição a esse mineral. E mesmo assim ainda tem deputado estadual que não defende o fim deste material cancerígeno em nosso estado!     O amianto é um minério......
    Eleições03/09/16Chapa única do SINDICOM é eleita com 95% de aprovação     O processo eleitoral do Sindicato dos Empregados no Comércio de Chapecó e Região (SINDICOM) foi realizado nos dias 01 e 02 de setembro de 2016 e teve o apoio de vários sindicatos cutistas do estado de Santa Catarina.......
    Comunicação08/09/16SINDICOM participa de Encontro Regional de Comunicação     O Encontro Regional Oeste de Comunicação da CUT/SC foi realizado no dia 05/9 em Chapecó e contou com a participação do presidente do SINDICOM Chapecó e Região, Ivo Pereira Moraes, do......

    Voltar para Notícias