Postado em 28 de Junho de 2016 às 16h44

Acordo com cooperativas

SINDICOM Chapecó fecha Acordo Coletivo de Trabalho com cooperativas

A diretoria executiva do Sindicato dos Empregados no Comércio de Chapecó e Região (SINDICOM) efetivou o fechamento dos Acordos Coletivos de Trabalho com as cooperativas com empregados assistidos pela base de abrangência do sindicato. Os acordos firmados são válidos no período de maio/2016 a abril/2017, quando novos acordos são feitos visando o reajuste dos valores salariais e dos benefícios dos empregados firmados entre o sindicato e as cooperativas.

No acordo firmado com a Cooperalfa, o valor do salário passa de R$1.050,00 na admissão para R$1.190,00. Após o período de experiência (90 dias) o valor passa de R$1.180,00 para R$1.1335,00. Os mesmos reajustes são válidos para os empregados da Cooper A1. Com a Cooperativa de Consumo dos Empregados na Coopercentral (Supermercado Aurora), Cooperativa Itaipu, Auriverde não houve fechamento de acordos. A proposta patronal das referidas cooperativas acima citadas foi de 10% de reajuste geral: admissão, após 90 dias e para demais salários. As propostas destas cooperativas não foram aceitas pelo SINDICOM por entender que todas as cooperativas tiveram margem de lucro positiva, o que permite a melhora dos reajustes para todos os trabalhadores. “Não é o que estimávamos, compreendemos que os trabalhadores e trabalhadoras merecem mais, porém, diante das tratativas consideramos que firmamos bons acordos e aguardamos novas e melhores definições acerca dos que não foram fechados”, declarou em nome da diretoria o presidente do SINDICOM, Ivo Pereira Moraes.

O SINDICOM ressalta que procurou os membros representantes da Comissão de Negociação destas cooperativas em diversas ocasiões via telefone para buscar melhorias nas propostas, porém não houve avanços para negociar percentuais melhores. Diante disto, os acordos com as mesmas não foram firmados.

A diretoria da entidade sindical está aberta ao diálogo e defendemos propostas que melhorem as condições salariais dos trabalhadores.